Cool.Tour.All

ARQUITECTURA:
Pedro Martins, Filipe Russel, João Nascimento e Manuel Borges
Localização:
Antiga escola primária de Vila Verde
Promotor:
Bullire - Associação Cultural
Estado:
Concluído
DATA:
Abril 2012
Trata-se do projecto de interiores do evento Cool.Tour.All, realizado em parceria com a Associação cultural Bullire, promotora do encontro, que requisitou os nossos serviços para o projecto e montagem.
Uma vez que o evento tem a duração de apenas um dia, é um excelente exemplo do que pode ser uma intervenção arquitectónica efémera e constitui-se portanto num grande desafio. Duas condicionantes orientaram a estratégia para este projecto: a impossibilidade de uma intervenção de fundo no edifício e a necessidade absoluta de controlo de custos. Transformando as condicionantes em princípio estratégico, optou-se por usar como matéria e material a palete, objecto facilmente conseguido pela associação.
Possuidora de uma materialidade e textura ao mesmo tempo simples e complexa, estes elementos organizam, revestem, filtram, criam percursos além de servirem de suporte às peças em exposição, sendo portanto o denominador comum de toda a intervenção. Mais de 300 paletes foram utilizadas na montagem da exposição, bem como na construção do auditório e revestimento dos corredores.
A distribuição funcional dos diferentes espaços de exposição teve em conta o facto de ao longo do dia irem ocorrer diferentes actividades, por vezes em simultâneo, sendo portanto necessário conceber espaços de circulação alternativos, que permitissem a continuidade dos espectáculos sem interferência.
Pretendeu-se criar uma base neutra que pudesse suportar a exposição de obras de diferentes expressões artísticas, dando igualmente uma nova cara a um edifício histórico e com certeza ainda presente na memória da maioria dos habitantes de Vila Verde.
Este painel serve também como montra de um processo de concepção e da (por vezes difícil) articulação de um projecto com a sua concretização.